Vampiro: Nome genérico dado aos monstros predatórios que se alimentam de sangue, energia psíquica, emoções ou essência vital de outros. Outra forma de classificar os vampiros é pelo que consomem, o que cria uma lista mais curta e um tanto diferente:
Aqueles que bebem Sangue: Estes são os vampiros “clássicos”, principalmente por causa de sua fonte de alimento. No entanto, no folclore, eles sçao variados e, muitas vezes, diferentes, tanto entre si quanto entre as impressões populares sobre eles.
Aqueles que comem carne: Esta é uma classe muito maior de monstros, que inclui várias espécies de vampiros, toda sorte de lobisomens, vários tipos de mortos-vivos, ghouls e até alguns tipos de fadas, gnomos e diabretes.
Aqueles que roubam a respiração: São normalmente invisiveis, mas nem sempre. Podem ter diversas formas, no entanto, são geralmente pequenos e atacam os fracos e doentes. Contudo, a lenda da Bruxa Velha se encaixa parcialmente nesta categoria e na próxima.
Perdulários: Outro nome para os vampiros de essência. Como a maioria dos perdulários aparece à noite, frequentemente são chamados, no folclore, de perdulários noturnos ou seres da noite.
quinta-feira, dezembro 02, 2010
Tipos de Vampiros: Outras diferenças
Postado por the music ´s soul às 12/02/2010 04:48:00 PM 0 comentários
Tipos de Vampiros: Teriomorfos
Um “teriomorfo” é uma criatura que tem a habilidade de mudar a sua forma. Mais frequentemente, é um humano que pode assumir a forma de um animal, ave ou inseto. Os teriomorfos mais famosos no folclore são os lobisomens, mas também há muitos outros tipos. É mais comum um vampiro se transformar em ave ou em gato do que em lobo. Muitos desses metamorfos tornam-se bolas de luz que flutuam no ar, também conhecidas como fogo-fátuo.
Ao contrário das transformações que vemos nos filmes, no folclore, a habilidade de se metamorfosear é uma escolha deliberada, até mesmo para obisomens. Estas criaturas não são vitimas de uma trágica maldição, mas sim predadores de má indole que assumem a forma animal a fim de enganar, iludir, caçar ou atacar. As fases da lua nada tem a ver com a transformação, o que significa que os teriomorfod de todos os tipos podem mudar quando quiserem.
Postado por the music ´s soul às 12/02/2010 04:39:00 PM 0 comentários