Todo mundo sabe que o vampiro mais famoso do mundo se chama Drácula, personagem criado pelo irlandês Bram Stoker no livro de mesmo nome, também já aprendeu que o escritor provavelmente se inspirou nas lendas do Príncipe Vlad III da Valáquia, o Vlad Tepes (o Empalador), para dar vida ao seu intrigante personagem.
Entretanto, a origem do apelido que tornou o Príncipe famoso em todo o mundo apresenta algumas versões diferentes. Sabemos que o pai de Drácula era chamado de Vlad Dracul, que significa "o demônio", na língua local. Alguns dizem que a origem deste apelido era a extrema astúcia política do soberano. Para outros, entretanto, Vlad Dracul ganhou este título por ter sido nomeado pelo Imperador Sigismundo de Luxemburgo, em 1431, como membro da "Ordem do Dragão", uma sociedade secreta de luta eterna contra os turcos. E a palavra "Drac" também pode se referir a "Dragão", que sempre foi considerado o maior símbolo do Demônio.
Já o filho provavelmente herdou o apelido do pai, adicionando o sufixo "ulea", que significa, em romeno, "filho de". De "Draculea" para "Dracula" foi um pulo... Assim, o apelido mais famoso de Vlad Tepes significa "Filho do Demônio", ou "Filho do Dragão", dependendo da versão escolhida. Outras confusões dizem respeito ao número de Vlad Drácula. Na maioria das vezes, ele é conhecido como Vlad III, mas também são encontradas fontes que apresentam-no como Vlad IV, ou Vlad V... Como a Valáquia teve muitos Príncipes com esse nome, e o próprio Drácula também assinava, às vezes, como Vladislaus, parece estar aí a origem dessas contradições. Seja qual for a verdade, o fato é que Vlad Tepes é considerado até hoje o soberano mais cruel do mundo, não importando número, título ou apelido...
quarta-feira, maio 05, 2010
Histórias de Drácula - A Origem do Nome
Postado por the music ´s soul às 5/05/2010 09:28:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário